Topo

Histórico

Categorias

Deu Match!?

O que as mulheres estão achando do Dating, recurso de paquera do Facebook

Deu Match!?

29/06/2019 04h32

Há dois meses, o Facebook entrava no mundo dos aplicativos de paquera com o Dating, funcionalidade exclusiva para os usuários da rede social. O "Deu Match!?" já falou sobre os aspectos positivos e negativos dessa extensão, mas faltava ouvir a opinião dos usuários.

A surpresa ficou por conta do fato de muitas pessoas ainda não conseguirem instalar o Dating em seus celulares. O Facebook responde que o recurso está sendo disponibilizado aos poucos. Paciência!

Veja também

Muitas pessoas descrevem terem desistido do Dating por acharem que a ferramenta não conta com pretendentes tão interessantes quanto outros apps de paquera. Reclamaram também da usabilidade ser ruim, o que dificulta uma interação mais espontânea. Porém, há aqueles que estão curtindo a experiência. Veja abaixo alguns depoimentos.

Bárbara Marques curtiu funcionalidades gratuitas do Dating. Crédito: arquivo pessoal

Funcionalidades de graça

"Gostei bastante do Dating, já usei outros aplicativos, mas esse achei melhor. Além de funções que outros apps oferecem, como ver pessoas que tenham coisas em comum comigo, ele dá a possibilidade de responder algumas perguntas para deixar no seu perfil, junto com as fotos. Acho bacana a função "crush secreto" e também que toda vez que você curte alguém aparece na lista de curtidas. Essa opção em outros apps é paga, mas no Dating é gratuita.  O que poderia melhorar é que não aparece aviso no celular de que tem novas mensagens ou curtidas, apenas na sua guia de notificação do Facebook pelo celular. Outro problema é que às vezes você marca 'não, obrigada' em alguém e essa pessoa aparece novamente nas suas curtidas", conta Bárbara Marques, 20, estudante.

Ainda não pegou

"Achei bem interessante ter uma aba de paquera dentro do Facebook, seria um facilitador aos solteiros que ao mesmo tempo permite uma conexão com amigos de amigos ou amigos (opção crush secreto). Alguns pontos positivos para essa plataforma é a gratuidade, e o anonimato, já que assim como outros apps, só é permitido iniciar uma conversa se as duas partes se interessarem e nada é divulgado no feed, o que é ainda melhor! Por outro lado, para usar este meio você precisa baixar o aplicativo Facebook pois o Dating é uma opção dentro dele, o que limita o número de usuários. Achei uma boa proposta mas, por ser novo ainda, não pegou, sabe? Talvez o pessoal não esteja usando tanto mas ele veio com tudo para concorrer com apps já consolidados. A princípio a única mudança que faria seria desabilitar o recurso para as pessoas que já possuem algum tipo de relacionamento declarado no Facebook", diz Natália de Souza, 23, criadora de conteúdo digital.

Cinara de Oliveira gosta do Dating, mas ainda prefere outros apps de paquera. Crédito: arquivo pessoal.

Saber quando a pessoa leu

"Embora prefira outros apps de paquera, tenho gostado bastante do Dating. Os pontos positivos são: conseguir saber de onde a pessoa é, amigos que vocês têm em comum e algumas preferências. Já o lado negativo é que faltam algumas ferramentas para dinamizar a conversa, como apagar a mensagem que mandou errado, saber quando a pessoa leu o que você escreveu ou quando esteve online pela última vez e alguns bugs. Eu, por exemplo, tenho em minha lista uma curtida e uma mensagem de alguém que foi bloqueado pelo app e a notificação não sai. Isso é chato", conta Cinara de Oliveira, 35, assistente contábil.

Diene Fonseca acha o Dating mais inclusivo que outros apps de paquera. Crédito: arquivo pessoal.

Encontrei pessoas maduras

"As vantagens são a comodidade de fazer amigos, além de a possibilidade de conhecer pessoas para um relacionamento amoroso. No Dating é tranquilo e, ao menos eu, encontrei pessoas maduras. A principal desvantagem é que muita gente legal mora longe, o que pode inviabilizar um relacionamento. A ligação com o Facebook dá ao Dating uma sensação de ser mais familiar, acho que os usuários respeitam mais. Em outros apps, sempre encontrei homens com intenção de sexo casual e aqui não. Além do mais, o Dating é de fácil acesso, até mesmo para quem não tem um grau de instrução elevado", diz Diene Luiza Fonseca, 41, técnica de segurança do trabalho.

Só queriam sexo

"Resolvi usar o Dating por curiosidade e o que mais gostei foi a possibilidade de me conectar com pessoas que poderiam estar próximas a mim, mas que não conhecia, como os amigos dos amigos, por exemplo. Como mulher, acho legal esse respaldo, porque me sinto segura para conhecer alguém que mantenha uma relação próxima com uma pessoa que confio. Adorei também o crush secreto por te dar a oportunidade de se aproximar amorosamente de alguém da sua lista que você não teria coragem pessoalmente. É legal também ter muitas funcionalidades que em outros apps são pagas — como saber quem curtiu seu perfil — gratuitas. O maior problema, para mim, é que muita gente com quem falei ali parecia vazio de conteúdo, e só atrás de sexo casual. Claro, que isso acontece em outros apps de paquera, mas percebi isso mais acentuado no Dating. Acho ruim também não saber quando a pessoa está online ou se leu a mensagem que enviei", revela Heloísa Vieira, 32, assistente social.

Por Eligia Aquino Cesar, colaboração para a Universa

Sobre o blog

Notícias, curiosidades e muitas histórias de quem já se deu bem ou quebrou a cara nos apps de paquera.

Deu Match!?