Topo

Histórico

Categorias

Deu Match!?

Testamos o Dating, a nova função de paquera do Facebook

Deu Match!?

12/05/2019 04h00

Crédito: Divulgação

Quem curte apps de relacionamento já pode acrescentar mais um à lista: o Dating. O recurso que só pode ser acessado pelo aplicativo do Facebook desembarca no Brasil e em mais 13 países como uma aposta da gigante de tecnologia nesse mercado.

A gerente de produto do Dating, Charmaine Hung, conta que mais de 200 milhões de pessoas têm seu status de relacionamento como solteiras no Facebook. A empresa, portanto, viu esse dado como uma oportunidade de "continuar ajudando os usuários a construir relacionamentos de maneira significativa".

Veja também:

Mães solo relatam ter sofrido discriminação em apps de relacionamento

Apps de namoro para os mais velhos: usuários contam suas experiências

Gays falam sobre homens heterossexuais que os procuram em apps de pegação

Vamos ao que interessa: o "Deu Match!?" testou a ferramenta e conta o passo a passo para quem deseja utilizá-la, assim como as primeiras impressões que teve do serviço.

Só no app

Dentro do aplicativo do Facebook, ao lado do sininho de notificações, há uma aba, clique nela e lá estará o Dating, uma função como Watch e Marketplace, por exemplo. Daí por diante, basta se cadastrar como em qualquer outro aplicativo de relacionamento nesses moldes. Note que, aqui, além de as informações padrões e fotografias, é possível dizer, caso queira, se tem filhos, religião e altura e, também, filtrar pessoas de acordo com essas mesmas características.

É de graça!

O Dating está sendo liberado gradativamente aos usuários, de acordo com as atualizações do app do Facebook. Um dos grandes diferenciais é que quem utilizar a ferramenta não pagará pelo serviço que conta com várias vantagens que são cobradas em outros apps. Um bom exemplo disso é que –além de dar match com as pessoas que te interessarem por meio do botão "Curtir" ou recusá-las usando um "Não, obrigado"– você receberá uma notificação sempre que alguém curtir seu perfil. 

Mesmo rolê

Uma coisa bacana do Dating é ter acesso a sugestões de pessoas para se relacionar com base em eventos em que confirmou presença e grupos dos quais participa no Facebook. Isso aumenta a chance de você encontrar alguém, antes do match propriamente dito, com quem tenha afinidades.

Sigilo garantido

Você pode estar se perguntando se, ao usar o Dating, todo mundo no seu Facebook vai saber da sua intimidade, incluindo seus pais, tios, chefes e outras pessoas com as quais você não gostaria de dividir sua vida sentimental. A resposta é: não. Sua atividade no Dating não é compartilhada em seu perfil do Facebook, feed de notícias ou com qualquer outra pessoa. 


Privacidade

Embora seja necessário ter uma conta no Facebook para usar o Dating, é importante frisar que as configurações de privacidade de ambas são separadas. Somente quem for sugerido para você e as pessoas para quem aparecerá como sugestão poderão ver o seu perfil no Dating. Embora para muitos seja positivo receber indicações de amigos de amigos no Facebook como possíveis crushes, você pode editar esse item nas configurações também. Caso receba alguma abordagem inconveniente, há três pontinhos: clique neles para denunciar ou bloquear o perfil.

Facilitando a vida

A conversa é feita apenas via mensagem de texto. Não é possível, portanto, mandar fotos pelo Dating, o que impede o envio de fotos (e nudes, claro). E tem mais: se você já se arrependeu por não ter dado o match com alguém, o Dating oferece uma segunda chance de corrigir esse erro por meio de uma aba específica.

Crush Secreto

Nessa funcionalidade você pode acrescentar até nove nomes da sua lista de amigos do Facebook com quem se relacionaria romanticamente, podendo trocá-los sempre que desejar. Se essa pessoa também te adicionar à lista dela vocês terão um match, ou seja, só aí saberão que o interesse de um pelo outro é recíproco, podendo conversar via Dating.

Opinião

Aparentemente, o Facebook estudou bem os aplicativos de relacionamento existentes no mercado para usar no Dating o que via de melhor neles, assim como para se blindar dos erros cometidos por estas ferramentas. Devido a grande base de dados do Facebook e com planos de atrelar o Dating ao Instagram em breve, a função tem tudo para dar certo e ser bem sucedida entre os usuários. O "Deu Match!?" voltará com novas informações a respeito do Dating a qualquer momento, já que, devido ao pouco tempo de uso, não foi possível detectar ainda possíveis erros do sistema, assim como a impressão do público a respeito dessa novidade. Fique ligada!

Por Eligia Aquino Cesar, colaboração para a Universa

Sobre o blog

Notícias, curiosidades e muitas histórias de quem já se deu bem ou quebrou a cara nos apps de paquera.

Deu Match!?