Conta de Instagram dedicada a expor perfis que atacam mulheres vira livro
Se você é uma mulher, provavelmente já teve que enfrentar uma situação em que o pretendente no app de relacionamento se tornou hostil depois de levar um fora. Saiba que não é só você que passa por isso, pelo menos é o que afirma o perfil do Instagram @byefelipe, que já reúne mais de 440 mil seguidores em todo o mundo e agora virou livro.
O perfil criado pela escritora e podcaster Alexandra Tweten foi feito para chamar atenção das pessoas para os perfis masculinos que hostilizar e atacam mulheres que não os respondem ou rejeitam os avanços masculinos com segundas intenções.
Veja também:
- Está chegando o app de relacionamento que promete menos e melhores matches
- Eleitores de Haddad e Bolsonaro se estranham até nos apps de pegação
- HBO lança documentário sobre as dificuldades e delícias dos apps de pegação
"A razão principal para criar esta conta foi demonstrar compaixão com outras mulheres. Você não pode ser alguém do sexo feminino e não receber mensagens estranhas de homens, é quase como se fosse o padrão. Queria também mostrar aos homens como é ser uma mulher online e o quão problemático é o fato dos homens acharem que precisam se forçar nas mulheres", conta Alexandra.
O nome "Bye Felipe" é um trocadilho com o meme "Bye Felicia", geralmente enviado quando a pessoa quer encerrar a conversa com alguém indesejado. "Os caras se perguntam porque nós mulheres temos medo deles. Já publiquei histórias de homens que se tornaram extremamente agressivos porque não receberam respostas imediatas. Nada justifica esse tipo de coisa" diz ela.
Visualizar esta foto no Instagram.
Desde sua criação, em 2014, Alexandra vem compartilhando prints de conversas com os "Felipes", como ela chama os caras que reagem de modo agressivo. Além do conteúdo ofensivo, não é incomum mensagens altamente sexual, com os interlocutores perguntando coisas íntimas sem que a intimidade exista, indo de "o que você faria com um cara na cama?" a até "qual o tamanho do seu sutiã?".
O perfil no Instagram vem ganhando notoriedade, ganhando cerca de 10 mil seguidores todos os meses. Para Tween, essa é a maneira que ela encontrou de tentar confrontar este problema, trazendo-o à visibilidade, uma vez que é quase impossível punir os agressores por conta do baixo nível de dados pessoais que os aplicativos de relacionamento exigem dos usuários que fazem o cadastro.
Quatro anos depois da criação do perfil, Alexandra lançou um livro no qual reúne ensaios sobre o tema e uma compilação com os tweets mais representativos deste problema. "O objetivo do livro é empoderar as mulheres para defenderem a si mesmas e apoiarem aquelas que tem a confiança e auto estima que os Felipes tentam tão desesperadamente roubar".
O livro intitulado "Bye Felipe – Disses, dick picks and other delights of modern dating" pode ser adquirido no site oficial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.