Topo

Histórico

Categorias

Deu Match!?

Tinder: Como usar o aplicativo de paquera e montar um perfil arrasador

Deu Match!?

18/04/2018 04h00

Os aplicativos de paquera facilitaram — e muito! — a hora de conhecer novas pessoas e ajudaram a movimentar a vida amorosa. Mas não é raro surgirem dúvidas sobre como começar a usá-los ou como navegar de maneira mais assertiva.

Você já se perguntou qual o melhor horário para dar matches? Ou o que colocar e o que não colocar na descrição do seu perfil? Para esclarecer todas essas questões e deixar a hora da paquera mais fácil, conversamos com Andrea Iorio, Country Manager do Tinder para América Latina, e dissecamos a receita de sucesso para bombar o seu perfil.

Começando os trabalhos

Depois de fazer download do aplicativo, chegou a hora de criar o seu perfil. Para isso, você deve vincular a sua conta no Facebook (para que o app acesse algumas informações como fotos e amigos em comum) e fazer o login. Em seguida, defina as preferências que você procura, como sexo, idade e a localização, assim o Tinder vai começar a buscar pessoas de acordo com essas características.

Veja também:

Passei 24 horas no Tinder, tive três matches e descobri que o jogo mudou
No alvo! Turismóloga baixa Tinder e se apaixona no primeiro match
Você é um estereótipo do Tinder? Amigos revelam figurinhas fáceis do app

Após esses passos, é hora de organizar o perfil. Inclua uma descrição sobre você, sua profissão e outros detalhes que sejam interessantes, como o que você gosta de fazer no tempo livre. Além disso, é possível conectar a sua conta do Spotify e Instagram para deixar o seu perfil mais atualizado e incluir mais informações que possam atrair possíveis matches.

Criar o perfil

Esse momento merece muita atenção, já que vai ser a partir dele que a pessoa do outro lado do celular vai decidir dar ou não o match. Além da descrição, a foto do perfil também é importante e, de acordo com pesquisas do Tinder, usuários que aparecem sorrindo na imagem têm mais chance de receberem um match. Outros conselhos do aplicativo são usar uma foto que você esteja sozinho e evitar óculos escuros e roupas de cores neutras. Afinal, o intuito da imagem é chamar atenção, certo?

O Tinder também oferece o recurso Smart Photos, que usa uma métrica para reorganizar suas fotos colocando primeiro as que têm mais chances de receberem um match. Ou seja, na dúvida, você pode recorrer ao aplicativo para te ajudar a escolher a imagem perfeita.

Preparar, apontar e match!

Afinal, é pelo tão falado match que todos estão navegando na plataforma. Para alcançá-lo, você irá observar os perfis disponíveis, que mostram idade, fotos e amigos e interesses em comum.

Durante a navegação, deslize para esquerda os perfis que você não gostaria de se conectar e para direita os que te interessam. Se você escolher alguém que também gostou de você, o Tinder avisa: it's a match!

Conhecendo melhor

É só depois do match que o aplicativo libera o chat de conversas e, é nesse momento, que você e o crush vão começar a conhecer melhor um ao outro, ver se os interesses batem e se vai rolar um encontro pessoalmente. Para garantir uma conversa legal, Andrea Iorio dá algumas dicas certeiras: "Não há uma fala mágica para iniciar uma conversa, mas uma das maneiras mais bem-sucedidas é mencionar algo que te atraiu no perfil da pessoa, como trabalho, educação, interesses em comuns e etc".

Para os mais engraçadinhos, uma maneira divertida de começar — e continuar também — o papo é enviando um GIF. Segundo pesquisas do Tinder, as imagens animadas aumentam em até 30% as chances de resposta.

Indicando para os amigos

 Se ao navegar pelo Tinder você se deparar com alguém que é a cara da sua amiga, é possível dar uma de cupido e indicar para ela. Para isso, vá na opção de compartilhar perfil e selecione "compartilhar". Dessa forma, um link temporário será enviado via texto para a pessoa que você indicou e ela poderá curti-lo.

Gordas no Tinder ignoram estereótipos e dão aula de autoestima

 Recursos disponíveis

 O Tinder apresenta algumas ferramentas que ajudam a potencializar as suas chances de encontrar alguém legal na plataforma e dar um match.

Super Like: se ao navegar pelo aplicativo você encontrar alguém em quem ficou muito interessado, o Super Like pode te ajudar a aumentar suas chances de fazer uma combinação. Segundo o Tinder, os usuários que usam a ferramenta tem três vezes mais chances de combinar com alguém e as conversas que começam a partir dele duram, em média, 70% mais.

Para usá-lo, deslize para cima o perfil no qual você ficou interessado ou toque no ícone da estrela azul. Quando o seu perfil aparecer para a pessoa para quem você enviou o Super Like, ele mostrará um rodapé azul e a estrela, e ela poderá corresponder. Todos os usuários do Tinder podem enviar um Super Like gratuito por dia e os assinantes do Tinder Plus podem utilizar mais vezes o recurso.

Tinder Boost: com esse benefício, você pode impulsionar o seu perfil e ficar entre os principais da sua área por 30 minutos, aumentando até 10 vezes mais as visualizações nele. O Tinder oferece mensalmente um Boost grátis para os perfis Plus e a opção de comprá-lo para quem tem a versão comum.

Reações: Para deixar a conversa mais interativa, clique no ícone de Reações no canto esquerdo do campo de GIFs. Você pode escolher enviar "corações", "aplausos" e "risadas" quando estiver gostando do papo e "martini" ou "sério?" quando a conversa estiver um pouco desagradável.

 

Dúvidas rapidinhas com o Tinder

Qual o melhor horário para navegar?

O Tinder também tem horário de pico e ele é aos domingos, das 16h às 19h. Que tal dar uma pausa no seriado e dar alguns matches?

 Em quais cidades do Brasil ele é mais popular?

São Paulo é a primeira cidade em números de usuários e o Rio de Janeiro ocupa a segunda colocação.

Dei match errado! Como desfazer?

Caso isso aconteça, vá até a aba de conversa com essa pessoa e clique no ícone dos três pontos. Em seguida, selecione a opção "desfazer match" e pronto! O Tinder dá a opção de você reportar o motivo pelo qual está desfazendo o match e até denunciar o perfil, caso tenha tido algum problema com a pessoa.

Como conectar a conta de outros aplicativos ao Tinder?

Integrar ao seu perfil outros aplicativos, como Instagram e Spotify, pode aumentar as chances de match. Na hora de fazer a integração, clique em "editar" e escolha "conectar com Instagram", por exemplo. Depois, você deve confirmar seu nome de usuário e senha e pronto!

Após integrado, o seu perfil do Tinder vai exibir automaticamente suas fotos recentes do Instagram e músicas favoritas do Spotify. É importante destacar que o aplicativo de paquera não publica ou faz qualquer alteração em suas configurações de privacidade em outras redes sociais.

Sobre o blog

Notícias, curiosidades e muitas histórias de quem já se deu bem ou quebrou a cara nos apps de paquera.

Deu Match!?