Topo

Histórico

Categorias

Deu Match!?

Saiba identificar os sinais de que aquele cara lindo do app não vale a pena

Universa

06/03/2019 04h00

Foto: Getty Images

Casos de violência contra mulheres ligam o sinal de alerta para o público feminino. A grande questão é: há alguma maneira de garantir que um cara é bacana sem conhecê-lo? Não. Mas há alguns sinais que indicam que é melhor você fugir do candidato:

À primeira vista

Às vezes é irresistível a vontade de dar match com aquele gato que você acabou de visualizar. Mas perca cinco minutinhos lendo as informações do perfil dele. Homens que parecem procurar por uma boneca perfeita ou que descrevem regras de comportamento que acreditam ser ideais para uma mulher, desconsiderando o desejo das possíveis pretendentes, não são uma boa opção. Se antes de conhecer a pessoa já quer colocá-la em um padrão, imagine como deve se comportar quando for contrariado?

Redes sociais como aliadas

Após o match, com um pouco mais de tempo, veja as fotos dele e o procure nas redes sociais. Você pode se surpreender com postagens de conteúdo violento, homofóbico, machista ou preconceituoso de alguma maneira. Caso se depare com algo assim, fuja! Por mais vontade que você se sinta ou mais lindo que ele seja, um opressor, certamente, não é a melhor alternativa para ninguém.

Atente-se aos sinais

Durante as conversas, antes de marcar um encontro, tente sondar a opinião dele sobre temas polêmicos de maneira despretensiosa. Comente, por exemplo, sobre séries ou filmes nos quais uma mulher viva situações abusivas e preste atenção à opinião dele. Frases como "se ela tivesse respeitado o namorado isso não aconteceria", "tem mulher que provoca até o cara fazer uma besteira" ou "daqui a pouco vai ser crime ser hétero" devem ligar seu alerta: é cilada! Violência nunca deve ser justificada ou tolerada.

Cortesia nunca é demais

Se depois desse contato inicial, você sentiu que vale a pena dar uma chance a seu paquera, marque o primeiro encontro em um lugar público, claro, de sua preferência e faça uma última observação: entre um sorriso e uma troca de olhares, note como ele trata as pessoas responsáveis por servir vocês. Um cara bacana, que mereça sua companhia, certamente agirá de maneira educada e sem fazer distinções.

Amigos em alerta

Antes de sair, avise a alguém de confiança onde e com quem estará. Se possível, combine uma frase ou palavra para o caso de estar em perigo e peça que essa pessoa ligue para você no meio do date para saber se está tudo bem.

Por Eligia Aquino Cesar, colaboração para a Universa

Sobre o blog

Notícias, curiosidades e muitas histórias de quem já se deu bem ou quebrou a cara nos apps de paquera.

Deu Match!?