Topo

Histórico

Categorias

Deu Match!?

Muito além da paquera: Tinder também é utilizado para grupos de amizade

Deu Match!?

06/07/2018 04h00

Grupo Valley, originado no Tinder, se encontra mensalmente (Foto: Arquivo Pessoal)

Se você usa o Tinder com alguma frequência, é provável que já tenha se deparado com alguns perfis diferentes na sua procura por um match. Ao contrário dos usuários comuns, que buscam um pretendente, o Tinder também abriga perfis cujo objetivo não está centrado em encontros amorosos. São os perfis grupais que ganham cada vez mais popularidade no Tinder e servem como ponto de encontro para participantes que querem fazer novos amigos.

Um destes grupos é o Valley, que já existe há mais de um ano. Com um total de três administradores, o grupo surgiu com o objetivo de promover o encontro de pessoas fora do ambiente virtual, para que todos possam socializar pessoalmente. Em um primeiro momento, o match é feito via Tinder e, após uma conversa, o novo membro é adicionado no grupo de WhatsApp do Valley.

No momento, são 73 membros. "Cerca de 75% das pessoas do grupo vieram do Tinder, e procuramos nos reunir pelo menos uma vez por semana. Toda segunda e quarta adicionamos novos membros e removemos semanalmente algumas pessoas que não interagem. Muita gente já passou pelo grupo", explica Felipe Soares, um dos três administradores.

Veja também:

De acordo com Felipe, o grupo tem gente de todos os cantos de São Paulo, e até pessoas de fora da região metropolitana. A ideia do perfil do Tinder surgiu da necessidade de encontrar novos membros para movimentar um antigo grupo que já existia. Nas conversas para resolver este problema surgiu a ideia da criação de um perfil no app de relacionamentos. Cada um dos três administradores possui perfil próprio, todos com a mesma foto e informações na descrição.

A pluralidade de ideias é absoluta e, com o número crescente de membros, nunca há um momento de marasmo. "Como temos muitas pessoas, são muitas opiniões, muitas formações diferentes, então assunto não falta. São dúvidas, conselhos, questionamentos, tem de tudo", conta ele.

As regras exigem que, ao entrar no grupo, o novo membro se apresente com foto, idade, profissão e signo. Alguns temas, como intolerância religiosa, não são permitidos. O envio de 'nudes', por outro lado, é liberado, mas só após às 22h. Em caso de descumprimento de alguma das regras, o membro é banido.

Seguindo o mesmo objetivo, o grupo Tinder ABC está ativo há sete meses e reúne uma média de 170 membros concentrados na região do Grande ABC. No total, são sete moderadores, que assim como o Valley, também utilizam perfis próprios para angariar novos membros para o grupo.

Fernando Santos, moderador responsável pelo perfil das cidades de Santo André e Mauá, explica que todos os membros são provenientes de matches no Tinder, com uma pequena parcela de indicações de membros já existentes.

"A ideia, a princípio, foi bem adolescente, de juntar uma galera pra fazer uma farra mensalmente na casa de alguém. Porém, os grupos foram ganhando consistência além de participantes mais velhos. Assim, surgiu a deixa para mudar o foco para um grupo de amizades com a ideia de tirar as pessoas do virtual", explica ele.

No Tinder ABC, as regras são mais simples. Só é necessário ter mais de 18 anos, não fazer apologia a drogas e respeitar os outros membros. Com um número bem maior de integrantes, fica difícil reunir todos em um só local, ainda que o Tinder ABC organize encontros oficiais periodicamente.

Na tentativa de remediar esta situação, os próprios integrantes se organizam. "São mais de 170 membros, então não tem nem mesmo como todos conversarem o mesmo assunto, são assuntos diversos e aleatórios, tudo ao mesmo tempo. A grande maioria acaba marcando algo fora do grupo para juntar uma galera, sejam quatro, cinco, ou mais pessoas", diz.

Fernando ainda afirma que, por mais que os encontros e contatos do grupo tenham foco em criar amizades, alguns namoros já se originaram entre membros. Então, será que o seu par não está em um destes grupos? Talvez seja a deixa que você precisa para dar uma chance à estes perfis grupais.

Sobre o blog

Notícias, curiosidades e muitas histórias de quem já se deu bem ou quebrou a cara nos apps de paquera.

Deu Match!?