Topo

Histórico

Categorias

Deu Match!?

Mulher que só quer transar consegue encontros nos aplicativos?

Deu Match!?

08/06/2018 04h00

Mulheres já começam a investir sem medo nas relações casuais via apps (Foto: Pexels)

De um lado, a figura romantizada da mulher que está em busca de um príncipe encantado. Do outro, a realidade na qual elas têm os mesmos desejos que os homens, e isso nem sempre inclui um relacionamento.

Quem opta por usar aplicativos sabe que eles podem ser um caminho fácil para a pegação casual, mas quando são mulheres aquelas que buscam apenas satisfação sexual ou só um lance descompromissado, ainda tem quem torça o nariz.

Veja também

A publicitária Flávia Galante, de 26 anos, sofreu esse preconceito. Com o Tinder em seu celular desde 2012, ela começou a se aventurar pelo app para tentar esquecer uma desilusão amorosa, mas aos poucos foi percebendo que poderia usar a ferramenta só para se divertir.

"Eu sempre senti um pouco de julgamento por sair com vários homens. Minhas amigas comentavam, e muitos caras não me levavam a sério por não querer namorar. Nunca fiquei preocupada, sempre pensei que a vida é minha e que não cabia a ninguém me julgar. Mas com certeza não é fácil", conta ela.

Ao investir apenas em relações casuais, Flávia nunca teve problemas ou se estressou com desencontro de expectativas. A comunicóloga Paula Vieira, de 25 anos, não teve essa mesma sorte.

"Eu não queria nada sério, mas também não queria deixar de curtir a minha vida e ter relações. Então, eu entrei no Tinder puramente por diversão e, pelo menos nos homens que acabei dando match, a intenção era a mesma. Mas rolaram alguns que estavam a fim de algo sério e acabavam ficando decepcionados ou achando que eu mudaria de ideia. Eles estavam errados, tanto que eu acabava terminando os rolos com eles", explica ela.

Para elas, os aplicativos acabam sendo aliados na hora do flerte, já que eles oferecem uma maior segurança às usuárias, na opinião da estudante Clarisse Fernandes, de 23 anos.

"Com o Tinder você consegue filtrar melhor com quem você se envolve, você checa o perfil, lê algumas informações da vida da pessoa, tem uma conversa. Se você não gostou, você só some. É prático e fácil", diz. "Você também não vai lá e já transa com o cara. Geralmente, você vai a um bar, conversa, vê se as ideias batem, né? Esse tipo de coisa é importante".

Mais do que facilidade, os aplicativos representam uma maior liberdade para as mulheres que não precisam mais lançar mão de um falso interesse na relação, ou forçar situações que não sejam ideais para ambos os lados.

"Eu saí com caras que fiquei uma vez e depois mantivemos a relação por um ano, outros que até cheguei a viajar, mas sempre foi casual, sempre quis assim. Existe todo tipo de gente nesses aplicativos, quem quer compromisso, quem só quer sair, casal a fim de sexo, pessoas querendo companhia… E isso é ótimo, porque você sempre vai achar algo que combine com a fase que você está vivendo", diz Clarisse.

Sobre o blog

Notícias, curiosidades e muitas histórias de quem já se deu bem ou quebrou a cara nos apps de paquera.

Deu Match!?